FSAT


CBAt e Universidade fazem parceria pelo desenvolvimento do atletismo em Sergipe

03/03/23 - Acordo com a Universidade Federal do Sergipe (UFS) integra ações para o crescimento da modalidade; Federação Sergipana de Atletismo comemora também a realização do Campeonato Brasileiro Sub-18 em Aracaju, em agosto, com apoio do Governo do Estado

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) assinou Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Sergipe (UFS), que tem por objetivo executar programa de desenvolvimento do atletismo no Estado. Aracaju também vai ser sede pela primeira vez, em agosto de 2023, do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, na categoria Sub-18. Um conjunto de ações envolvendo Universidade, Governo do Estado, Federação Sergipana de Atletismo e prefeituras poderá contribuir para a evolução do atletismo em Sergipe.

O acordo, assinado pelo reitor da UFS Valter Joviniano de Santana Filho e por Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, inclui diversas ações como capacitação - com cursos, seminários, treinamentos -, além de eventos e atividades complementares de interesse comum.

Dentre as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional destacam-se a criação e validação de testes com os atletas, da base ao alto rendimento; a realização de cursos de aperfeiçoamento em atletismo; criação e execução de projetos de pesquisa; e o "Shuttle Time para Universidade" para os alunos de graduação, em forma de curso de extensão.

"A Federação já tem parceria com a Universidade Federal do Sergipe que recebe os campeonatos que realizamos, assim como a Universidade Tiradentes - ambas têm pistas oficiais, uma federal e outra privada", explica Ethel Menezes, presidente da Federação Sergipana de Atletismo. "Era um sonho essa aproximação da UFS com a CBAt para que possamos ministrar cursos, fazer a capacitação para treinadores e árbitros bem como o miniatletismo para professores", acrescentou.

A Federação também atua para captar recursos e implantar um projeto incentivado, já aprovado no Ministério do Esporte, de Escolinhas de Atletismo. "Já temos prefeituras interessadas", diz Ethel. Sergipe tem 75 municípios e as prefeituras poderão aderir ao programa.

"Entendendo o estímulo à prática esportiva como uma ação fundamental para o fomento da saúde e para uma atuação mais marcante dos alunos em termos de pertencimento a instituição, a Universidade recebe com muito orgulho a parceria com a Confederação. Será importante para que possamos fomentar o atletismo dentro da nossa estrutura, trazendo um aperfeiçoamento para os nossos alunos de Educação Física e, numa inteiração com os demais cursos, promover a melhoria na formação de atletas", disse o reitor Valter Joviniano de Santana Filho.

"É a primeira parceria que a CBAt faz com uma universidade no Nordeste entendendo a importância da capacitação dos treinadores, da democratização do conhecimento e da quebra de muros e construção de pontes. Esperamos que seja repetida com outras universidades, públicas e privadas. A presidente Ethel vem fazendo um trabalho muito legal e participou de toda essa discussão com a UFS iniciada nos Jogos da Juventude, realizados em Aracaju, no ano passado", afirmou Wlamir Motta Campos.

Brasileiro Sub-18 - Outras ações se somam pelo crescimento e fortalecimento do atletismo em Sergipe. "Realizaremos pela primeira vez um Brasileiro de Atletismo no Estado do Sergipe", ressalta Wlamir.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 será na pista da Universidade Tiradentes (UNIT), entre 11 e 13 de agosto. A escolha de Sergipe como sede do evento foi acertada após reunião entre a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, e a diretoria da CBAt, na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro.

"A ideia é fazermos um trabalho de desenvolvimento do atletismo em Sergipe em todas as etapas. São jovens atletas que estão trabalhando pelo sonho de chegar lá. Essa competição é para encher os olhos deles", acrescentou Ethel. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812
e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.