Sergipanos no pelotão de elite da São Silvestre 2025
Participar da Corrida de São Silvestre, a prova de rua mais tradicional do Brasil, já é um grande feito. Mas três sergipanos irão além em 2025, justamente na centésima edição: eles estarão no pelotão de elite da corrida.
João Marcos Santos, Bruno Santos e Jonas Soares serão os representantes de Sergipe entre os principais atletas da prova. Eles embarcaram para São Paulo na manhã desta segunda-feira, dois dias antes da São Silvestre - o pelotão de elite masculino larga às 8h05 da quarta-feira, 31 de dezembro.
O mais experiente deles é João Marcos Santos, que irá largar no grupo de elite A pelo terceiro ano consecutivo. Natural do povoado Umbaúba, em São Cristóvão, ele vem se destacando no cenário local, e garante estar pronto para o desafio.
- De todos os anos que já fui, esse é o que estou mais bem preparado. A expectativa para 2025 está a mil. É muito treino até isso acontecer. É uma prova muito rápida, não podemos vacilar. Quando toca a buzina, é ir embora - disse ele.
João Marcos participou pela primeira vez em 2023, quando ficou na 21ª colocação geral, 12ª entre os brasileiros, e quinto lugar entre os corredores do Nordeste. Mas em 2024, sofreu com um contratempo inusitado: recebeu uma mordida de um cachorro durante o trajeto.
- Em 2024 eu até tentei acompanhar os quenianos, porém fui mordido por um cachorro no percurso e precisei abandonar a prova. Mas esse ano será diferente - ressaltou.
Quem também estará no pelotão de elite A é Bruno Santos. O atleta é natural de Nossa Senhora do Socorro, e migrou para o profissionalismo apenas neste ano de 2025. Logo de cara, em sua primeira São Silvestre, competirá entre os principais nomes da modalidade.
- Largar no pelotão de elite será de uma alegria imensa. Isso consolida um trabalho bem feito ao longo do ano. Com auxílio do treinador e nossa equipe multidisciplinar, conquistamos esse grande feito. É uma corrida muito atraente para nós. Eu migrei esse ano para o profissionalismo, e agora é a cereja no bolo - exaltou.
Já no pelotão de elite B, o sergipano Jonas Soares estará em ação. Natural do município de Japoatã, ele também compete pela primeira vez na São Silvestre, e já estabeleceu metas para seu desempenho na centenária edição da corrida.
- É uma experiência incrível. Primeira vez na prova, e já saio na elite. Eu me preparei bastante e estou confiante para um bom resultado. Pensamos e treinamos para fazer a prova em 47 a 48 minutos, essa é a meta - ressaltou.
A mais tradicional prova de rua do Brasil deste ano será a maior da história, com mais de 50 mil corredores inscritos. O percurso total da corrida é de 15 km. A largada acontece na Avenida Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, e a chegada ocorre em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900.
Fonte: ge.globo.com
